MENSAGEM DO BLOG AOS BLOGUEIROS DE PLANTÃO !

Sendo este um ESPAÇO DEMOCRÁTICO de veiculação de informações e fatos, inclusive documentados, relacionados à Gestão do Conselho do COREN-SP e seus representantes, gostaria de informar que não serão aceitas intimidações de quem quer que seja para que não se exerça o DIREITO CONSTITUCIONAL de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e veiculação de fatos de interesse público para a Enfermagem Paulista e para a sociedade.
O espaço está aberto inclusive para a defesa de quem se sentir ofendido ou que comprove que estes fatos são meramente boatos.
Se as pessoas não se identificam, isto demonstra o medo de represálias que possam ocorrer aos seus empregos e até à sua integridade física e de sua família.
E parafraseando o Sr. Presidente do Conselho da atual gestão, em entrevista, que em rede nacional de TV estimulou as denúncias contra a enfermagem, sugiro também que caso alguém queira fazer alguma denúncia devidamente documentada contra o CONSELHO e sua ATUAL GESTÃO, envie para o endereço de email deste blog ou diretamente aos orgãos competentes.
E por fim, quero dizer que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELAS OPINIÕES DE TERCEIROS E SEUS COMENTÁRIOS POSTADOS NESTE BLOG.

Se por um acaso este Blog sair do ar, acesse uma cópia deste Blog no seguinte endereço:
http://averdadenaenfermagem.bravejournal.com/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ENFERMAGEM PERDE OPORTUNIDADE DE ABRIR DISCUSSAO COM A SOCIEDADE

Nas últimas duas semanas veio à tona o caso da menina que recebeu vaselina por via endovenosa pela auxiliar de Enfermagem do Hospital gerenciado pela Santa Casa de São Paulo. Em entrevistas em rede Nacional, o representante do Conselho de Enfermagem, Sr Cláudio Porto, comenta a questão com um enfoque que mais se aproxima da imagem que o conselho vem construindo: um órgão punitivo para os profissionais. Em entrevista refere que “Quem tiver denúncias sobre auxiliares, técnico e enfermeiros, pode trazer para o conselho que será investigado”
O presidente esquece da importância de representar todos os profissionais de enfermagem, que trabalhando em péssimas condições de trabalho, não fiscalizadas devidamente, acabam por incorrer em erros que poderiam ser evitados. Para além de punir, Sr presidente, é necessário apoiar a enfermagem, para que consiga tais condições dignas de trabalho e remuneração e não apenas puni-la quando erra...
Além disso, poderia, já que estava em rede nacional, junto com sua filha, a conselheira Andrea Porto, suscitar uma ampla discussão sobre a enfermagem e o seu papel na saúde da população e nas instituições...

33 comentários:

  1. E' um peccate o que fez Don Porto Corleone. Imagina,o chefe da familia COREN, perdeu a grande oportunidade de mostrar para a Nação que era um Mafioso de confiança.
    Jamais poderia ter dito para a população que fiscalizasse membros da sua família.
    Don Porto cometeu o maior erro de toda a sua carreira e o pior, nenhum dos gangsters que o circundam foram capazes de impedir tal infâmia.
    Se a consiglieri Cleide não o tivesse abandonado, teria evitado tamanha stupidità. Tarde demais para Don. Agora é esperar e pagar com a vida.
    Deixo um abbracio serrato para os meus companheiros de luta e, abaixo Don Porto Corleone.
    ass. Francis Coppola

    ResponderExcluir
  2. MUITO MUITO MUITO BOM... A Cleide já foi tarde, porque lembro muito bem daquela bebum nos eventos que o COREN/COFEN estavam presentes.
    Será que ela foi pro AA??

    ResponderExcluir
  3. A Cleide está melhor ainda. Enfiada no COFEN.

    ResponderExcluir
  4. A Cleide Canabrava se deu beeeeeeeeeeeem melhor do que ficar na sombra do Don Porto.
    CÂMARA TÉCNICA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - CTLN
    Dra. Cleide Mazuela Canavezi - Coordenadora Dra. Simone Florentino Diniz Dra. Lygia Paim Dr. Paulo Jorge Pinheiro de Lima Dra. Telma Ribeiro Garcia Contatos: ctln@cofen.gov.br

    Para quem duvida, segue o link:
    http://site.portalcofen.gov.br/node/4407

    ResponderExcluir
  5. Srs. desinformados, incoformados e incompetentes...
    acessem...

    http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/nota_FMU.pdf

    ResponderExcluir
  6. FMU????????????????????????????????? kkkkkkkkk... Fui mal na USP??? Nem tô aí pra opinião deles...

    ResponderExcluir
  7. Tô morrendo de ciumes.... disse...
    Como é duro ser incompetente e como dói ter que invejar os outros...

    Como é duro advogar... sem saber...
    Como é duro enfermeirar... sem saber
    Como é duro se situar.... sem conseguir...
    Como é doido se procurar.... sem encontrar...


    ahuiahuiahui...........

    ResponderExcluir
  8. Um blog que existe somente para se denegrir e ridicularizar pessoas e empresas, em atos tornados públicos e francamente favoraveis a profissão, não pode ser digno de respeito e credibilidade.

    Neste vemos, em varias oportunidades, ataques pessoais baratos e covardes, próprios de quem não tem caracter...

    Lamentavel...

    Será que não veem que isso somente acarreta descrédito e torna ridicula a sua existencia???????????????

    ResponderExcluir
  9. Engaçado é a dignidade lendo posts de quem não tem caráter...patético...tá preocupada queridinha???

    ResponderExcluir
  10. OUTRA VEZ O BABACÃO.COM
    MEU CARO, VOCÊ É DA ATUAL GESTÃO, É MUITO ÓBVIO, NÃO TEM A MENOR CRIATIVIDADE, NÃO TEM ARGUMENTO, NÃO CONHECE A LÍNGUA PORTUGUESA, É O ÚNICO QUE RIDICULARIZA O BLOG, MUDA A PROSA, PORQUE NÃO ESTÁ CONVENCENDO, TÁ FRACO, TÁ FRACO, TÁ FRACO...

    ResponderExcluir
  11. Todos nós SABEMOS que, Don Porto e sua valorosa trupe é freqüentadora assídua desse blog. A tempo presidente seu discurso não tem tido muito efeito nos hospitais por onde o Sr passa ein?

    ResponderExcluir
  12. QUAL A SURPRESA?

    AMANHÃ REUNIÃO COM O SR.PRESIDENTE.

    SERÁ MAIS UMA SESSÃO DE AMEAÇAS COLETIVAS OU TENTATIVA DE COMPRAR OS FUNCIONÁRIOS COM UM AUMENTO RIDÍCULO DE SALÁRIO?

    AGUARDEM, AGORA É PERÍODO ELEITORAL, HORA DELE CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO.

    TARDE DEMAIS...

    ResponderExcluir
  13. Sr Presidente, pare de ameaçar os funcionários do conselho, eles não tem nada a ver com isso. Aquela pulga atrás da orelha que não para de coçar pode estar mais próxima do que o Sr imagina. Deixe os funcionários trabalharem em paz, faça uma limpa no nepotismo instalado neste prédio, inclusive os próximos ao Sr, e arrependa-se dos seus erros antes que seja tarde demais. Deixe o povo trabalhar em paz e pare de fazer propaganda eleitoreira antecipada...por favor!!!

    ResponderExcluir
  14. Caro Presidente, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, maravilhoso trabalho do COREN SP, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, nunca na história deste conselho, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, houve um presidente que, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, o Sr é demais. Argh, como tem gente que adora a cultura Paulo Maluf neste mundo. Ah a agenda baratinha, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, a editora legalzinha, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, recebi meu livrinho em casa, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, e sou um profissional profissional plenamente realizado. O Coren SP fiscaliza direitinho, bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla, e de bla bla bla em bla bla bla, o tempo vai passando e nós somos feitos de bobos pela maravilhosa gestão atual.

    ResponderExcluir
  15. Beber pra esquecer é teimosia
    Hoje muito whisky, muita alegria,
    Amanhã ressaca, saco de gelo
    O bar não é doutor que cure a dor de cotovelo
    A dor pra curar não tem receita
    É corcunda que se deita
    Sem achar a posição
    E sentir saudade não faz mal
    Não é no fundo do copo
    Que você vai encontrar sua moral
    Beber pra esquecer...

    ResponderExcluir
  16. ESTE BLOG E UM OUTRO ESTÃO ME FAZENDO RIR.....

    TÃO MELHOR QUE O PÂNICO NA TV!!!!!!

    OBRIGADO POR NOS DIVERTIREM, SEUS PALHAÇOS!

    ResponderExcluir
  17. BABACAS....

    COMO PODEM PENSAR QUE SÃO COMPETENTES PARA GANHAR A PARADA?????

    SABEM SOMENTE FAZER FOFOCAS E MOSTRAREM O QUANTO SÃO RIDICULOS!!!!!

    PERDEM TEMPO COM 1/2 DUZIA DE BABACAS QUE PENSAM SER 1/2 MILHÃO....

    AH...AH...AH...AH...AH....

    ResponderExcluir
  18. COMO PODE ALGUÉM POSTAR NESSE BLOG EM CAIXA ALTA, ESPERNEANDO, SEM SABER ESCREVER, SEM PONTUAÇÃO, CHAMANDO OS OUTROS DE BABACAS E DEMONSTRANDO TOTAL DESESPERO, GOSTARIA DE FALAR EM NOME DA GESTÃO, MAS PELO VISTO, SÓ POSSO ME DIRIGIR AO CLAUDIO PORCO.
    ISSO TUDO É PELO FRACASSO DA SUA FESTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS? E QUEM FOI NÃO VIU PRESTAÇÃO DE CONTAS COISA NENHUMA, OLHA, PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA NÃO PODE, CUIDADO.
    VOCÊ ESTÁ SEM DIREÇÃO, PERDIDO, PEDE PARA SAIR ZERO A ESQUERDA.
    ASSIM ESTÁ TÃO FÁCIL PARA MIM, NÃO PRECISO NEM PENSAR NO QUE RESPONDEREI PARA O SR. HAHAHAHAHA, BASTA COPIAR E COLAR, INGUALSINHO, RS...

    ResponderExcluir
  19. Meia dúzia há tres semanas, centenas há uma semana, milhares hoje e dezenas de milhares semana que vem, e por aí vai. Como essa gestão é tosca, querem medir o alcance do blog pelos posts. Não é assim queridos. O blog teve milhares de acessos. Abs!

    ResponderExcluir
  20. Olá caros leitores...


    Há alguns dias atrás postei um desabafo, e estive pensando!
    Gostaria de me desculpa pela falácia cometida no ultimo post...
    O COREN-SP não vive em um regime de ditadura, na verdade é uma DINASTIA...
    Então qual a diferença da atual gestão do COREN-SP e da Líbia?
    A meu ver e de muitos que aqui exteriorizam suas criticas é ponto pacífico que a diferença está em sua localização, pois as gestões são idênticas.
    De um lado Kadhafi dizendo que o povo o venera de outro Claudio Porto, de um lado filhos de Kadhafi defendendo o pai e sendo coniventes as suas atrocidades de outro os conselheiros, ambas as gestões com o povo sendo feitos de tolos.
    Uma gestão boçal, narcisista, conivente a tudo que acontece aos desmandos, viagens, almoço, nepotismo, represálias e outras coisas.
    Será que não passou da hora de cobrarmos justiça, fazer valer nosso direito, lutar por melhores condições de trabalho, pensar em nossas necessidades como profissionais?
    Ou continuaremos sendo coniventes a tudo, sair da cama para mais um árduo dia de trabalho, com nossas vestes brancas, com a maquiagem da ética e moralidade, e um IMENSO NARIZ DE PALHAÇO posto pela atua gestão (2008-2011) do COREN-SP...



    Este foi APENAS mais UM DESABAFO

    ResponderExcluir
  21. Nova ordem - Lulu Santos

    "Você que é o rei da cocada
    É o dono da situação
    Que manipula os conceitos
    Com lucidez, elegância e precisão
    Considere-me um negro
    Mais um na multidão
    Que não esquece os dias de dor no pelourinho
    Você que é tão maior que a vida
    Acima do bem e do mal
    Que reconhece num relance
    O que é e o quq não é normal
    Considere-me um negro
    Objeto de opressão
    Que não esquece os dias de dor no pelourinho
    Mais dia, menos dia vai chegar
    Uma nova ordem que não vai mais tolerar
    Nem abuso, nem mistificação
    Ao povo o que é do povo
    A César nem mais um tostão"

    ResponderExcluir
  22. DIG-DEIC – 4ª Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática de São Paulo (SP) Delegacia especializada em crimes eletrônicos. Presta atendimento presencial, por telefone e via Web. Endereço: Av. Zack Narchi, 152, Carandiru – São Paulo (SP) Fone: (11) 6221 - 7011 ou 6221 - 7030 e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  23. Que bom... finalmente poderemos saber de qual computador de dentro do COREN-SP saíram todos os elogios às pessoas que não concordam com a GASTANÇA EXAGERADA DE NOSSAS SUADAS ANUIDADES COM FESTAS PARA PSEUDO PRESTAÇÃO DE CONTAS. A propósito também temos outro endereço: Rua Minas Gerais no 316, CEP 01244-010, onde funciona a Promotoria de Justiça da Cidadania (atua em casos nos quais existe improbidade administrativa: atuação de agentes públicos que caracterize desonestidade ou desvio de dinheiro público).

    ResponderExcluir
  24. Ah já existe jurisprudência sobre o assunto:
    "Ademais, as chamadas pessoas públicas ou personagens políticos, como é o ora autor, inevitavelmente suportam um certo risco de que seus direitos subjetivos da personalidade resultem afetados pela difusão de opiniões ou
    informações de interesse de determinado grupo, como no presente caso, dos enfermeiros, pois assim exige o pluralismo político e a tolerância, sem os quais não existe sociedade democrática."
    Autos n° 023.08.033221-0
    Ação: Reparação de Danos/Ordinário
    Autor: Joacir da Silva
    Réu: Gelson Luiz de Albuquerque

    ResponderExcluir
  25. Senhor Anjo Vingador, concordo com seu post, improbidade administrativa mediante provas concretas deve ser denunciada e os “condenados” cumprirem as sansões impostas pela lei.

    Também delitos contra a honra, calúnia, difamação e injúria.

    O delegado de polícia assistente da DIG-DEIC, Antônio Augusto Rodrigues, explica que qualquer delito cometido na Web pode ser encaixado no Código Penal.

    “Não existe uma legislação específica, mas isso não impede o desenvolvimento do trabalho da polícia. Cometer um crime na Internet é como cometer em qualquer outro lugar, aliás, é pior, porque na Web os criminosos sempre deixam rastros”, alerta o delegado.

    As vítimas deverão imprimir as páginas ou e-mails onde foram publicadas as ofensas para servirem como provas na abertura do inquérito.

    DIG-DEIC – 4ª Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática de São Paulo (SP) Delegacia especializada em crimes eletrônicos. Presta atendimento presencial, por telefone e via Web. Endereço: Av. Zack Narchi, 152, Carandiru – São Paulo (SP) Fone: (11) 6221 - 7011 ou 6221 - 7030 e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  26. A VERDADE DÓI E INCOMODA2 de março de 2011 às 17:52

    ESSA MSG COM ENDEREÇO DA DELEGACIA É O PERFIL DA ATUAL GESTÃO, GOSTAM DE AMEAÇAR, AMEDRONTAR E INTIMIDAR. ESTAMOS MORRENDO DE MEDO, SÓ NÃO ESQUEÇAM QUE POR UM MERO ACASO, VOCÊS DA ATUAL GESTÃO INICIARAM AS OFENSAS NESSE BLOG, LEIAM E VAMOS VER QUEM DEVE SER DENUNCIADO. E PARA COMPLETAR, JÁ IMAGINARAM QUANDO AS PROVAS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COMEÇAREM A APARECER? HA, MAIS UMA, E SEMPRE AS MESMAS PESSOAS SEM A MENOR CRIATIVIDADE.

    ResponderExcluir
  27. A poucos dias atrás quando houve a tragédia com o caso da menina que infelizmente recebeu uma dose letal de vaselina intravenosa, nosso presidente concedeu uma entrevista na mídia, amplamente divulgada onde ele convocava a população pra fiscalizar e denunciar aquilo que ela enxergasse ou detectasse como errado ou equivocado. Nosso dileto presidente em nota oficial do COREN-SP poucos dias depois, diante da repercussão negativa de suas declarações divulgadas na mídia, segundo ele, editadas e colocadas de forma imprópria, lembrou-se de vários outros motivos que podem levar alguém a cometer um erro profissional, além de ser um profissional com formação insuficiente. Todos vocês que acessam esse blog podem ter a certeza de que ao questionarmos os atos da gestão 2008-2011 deste conselho, buscamos cobrar satisfações, cobrar posturas adequadas, e obrigar o conselho a cumprir suas verdadeiras funções frente a nossa categoria. Quando o Sr Claudio Porto, que alega que sua fala foi editada de forma imprópria, disse em sua entrevista para a população fiscalizar o trabalho dos profissionais de enfermagem a jornalista da Globo perguntou ao seu colega de trabalho logo após a reportagem ser exibida se "fiscalizar não é o papel do COREN??????". Então não digam que estamos preocupados com picuinhas, e nem com intrigas, porque simplesmente estamos querendo satisfações do que é feito de forma própria e também de forma imprópria com nosso dinheiro.Os contribuintes desse conselhos são so Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros e tem sim o direito de saber o que fazem seus representantes com as verbas arrecadadas. Essa gestão acha que gastar fortunas com almoços e viagens, mesmo que segundo eles de forma "legal", é perfeitamente natural e não ofende a ninguém. Como podem pensar dessa maneira??????????? Abriu a discussão na marra pela repercussão negativa de suas primeiras declarações e agora quer voltar atrás e recolher o que disse.

    ResponderExcluir
  28. Um profissional de enfermagem é acusado de erro durante atendimento a cada dois dias, em São Paulo. De acordo com dados do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), foram 980 reclamações entre 2005 e 2010, 250 somente no ano passado. Em 20 ocorrências a falha ocasionou morte do paciente ou danos definitivos.

    O levantamento foi divulgado ontem (31/01) e o presidente do Conselho, Claudio Alves Porto, não soube dizer quantas denúncias terminam em punições para os enfermeiros. "Em todos os casos é instaurado procedimento administrativo. O profissional e a instituição são investigados e têm direito à defesa. Se comprovada falha na instituição, a denúncia é levada ao Ministério Público. Se o erro é do profissional, ele é punido." Porto culpa a escalada de erros de enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem à má formação.

    O último erro que ganhou repercussão na mídia nacional foi a denúncia que uma auxiliar de enfermagem, de um hospital público do estado, decepou parte do dedo mindinho de uma criança de 1 ano enquanto retirava o curativo. Segundo o jornal 'Estado de São Paulo', a enfermeira,afastada de suas funções, alega que o acidente foi causado por erro na forma como o curativo foi feito. A menina deve ser encaminhada nesta semana para o setor de reimplantes do Hospital das Clínicas, informou o governo.

    Outro caso lembrado pelo jornal, foi a auxiliar de enfermagem que, no ano passado, aplicou vaselina líquida em vez de soro fisiológico na veia de uma menina de 12 anos, que morreu horas depois. A funcionária foi demitida por justa causa após após o término da sindicância que apurou o caso.

    http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/14684/profissao-saude/um-profissional-de-enfermagem-e-acusado-de-erro-a-cada-dois-dias

    ResponderExcluir
  29. - O número de profissionais que cometem erro é pequeno, mas a questão é como erra. Em cinco anos, houve aumento de 30% de erros desses profissionais no Brasil e os conselhos têm julgado e punido com a perda do direto [ de atuar na área].

    Há hoje no Brasil 1,5 milhão de profissionais na área – são 300 mil enfermeiros e 1,1 milhão de técnicos e auxiliares, em números do Cofen.

    - Faltam políticas públicas que disponibilizem cursos de capacitação para esses profissionais. Eles não têm como se atualizar por conta própria, porque já ganham muito pouco.

    ResponderExcluir
  30. OLHA GENTE, NOVIDADE, HOJE, DIA 17/03, SAIU PUBLICADO NO DOE QUE TODOS OS FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS DA SUBSEÇÃO DE SANTOS FORAM AFASTADOS, MENOS OS FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS, ETA CABIDE DE EMPREGO!!

    ResponderExcluir
  31. Caros colegas da enfermagem, não se iludam com as pretensas realizações da gestão 2008/2011 do COREN-SP. Democracia é alternância de poder. A chave do cofre sempre nas mãos dos mesmos dá-lhes a impressão de que são os donos dela. Use o seu voto e mude este conselho. Não ao autoritarismo! Não ao nepotismo! Não ao personalismo! Não aos "ismos" que querem a manutenção da dinastia ou ditadura, onde um maluco faz escola e um pequeno grupo de deslumbrados bate palmas! A Enfermagem somos nós, os profissionais da área Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares, não os atuais gestores desse conselho, instalados e arraigados na estrutura física e burocrática do COREN-SP.
    Vocês acham que está tudo bem com a Enfermagem? Só porque temos um CAP! Ou ainda porque temos uma sede bonita e apresentável? Onde está o resultado do principal papel desse conselho? Você sente que a Instituição onde você trabalha é devidamente fiscalizada? Você sente que a maneira como você exerce o suas atividades no seu local de trabalho é ideal? Pois é o papel principal do conselho é fiscalizar o exercício profissional, e o que tem acontecido é que somente o profissional é fiscalizado, as pequenas instituições também o são no ritmo “Cometa de Haley” ou seja em períodos muito espaçados de tempo, onde aqueles que se aproveitam da mão de obra barata da enfermagem e das necessidades dos profissionais da área tem tempo para se aproveitarem dessas situações. Já as grandes Instituições, ou Instituições “amigas” não sofrem fiscalizações de forma que as escalas de trabalho são sub calculadas, os funcionários sofrem todos os tipos de pressão no local de trabalho. O COREN-SP, que deveria fiscalizar esse absurdo, finge que não vê. A conta, sabe quem está pagando? Você! Que também paga os almoços e coquetéis caríssimos contratados por esta gestão a peso de ouro, as viagens nacionais e internacionais para que nós sejamos “representados”, contratos caríssimos de publicidade e presentes (agendas) compradas a peso de ouro, o ônibus COREN Itinerante que foi usado como palanque eleitoral nas ultimas eleições legislativas com a presença de candidatos a deputado, como se fosse um objeto particular e que pode ser usado como bem interesse àqueles que pertencem ou são amigos dessa gestão, alem de manterem o emprego de dezenas de contratados de confiança, não concursados e atuando neste conselho!

    ResponderExcluir
  32. Depois de várias entrevistas, só falando "asneiras", nesta semana que se passou foi notificado dois casos de erro médico, 1) o caso dos gêmeos, que na realidade era um casal que nasceu e só foi descoberto o erro quando do 1º banho dos nenes; 2) a moça que foi submetida a uma cirurgia na perna trocada. Até este momento ninguem se pronunciou na mídia para comentar os casos, apenas ouvimos os reporteres comentarem que a enfermagem no 1º,errou na confeção das pulseiras de identificação. Então colegas é assim, salve-se quem puder ou se correr o bicho pega se ficar o bicho come e quem nos defende?????? Fação uma reflexão e no dia 11/09/2011 de sua conclusão nas urnas .

    ResponderExcluir
  33. "A covardia coloca a questão: É seguro? O comodismo coloca a questão: É popular? A etiqueta coloca a questão: É elegante? Mas a consciência coloca a questão, É correto? E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta." Martin Luther King

    ResponderExcluir